top of page

O MÊS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDO - SETEMBRO AMARELO

Na última quinta-feira (04/09) o Programa Forte Por Ser Mulher foi ao ar com um tema muito importante: Setembro Amarelo e a Prevenção do Suicídio. Com os convidados Dr Ciro Guedes (neuropsicologia), Dra Cássia Alves (psicóloga), Felipe Moura (coordenador do Grupo Depressão Tem Cura) e um depoimento emocionante de uma sobrevivente ao suicídio.

 

Veja agora na íntegra, uma matéria sobre o tema.

 

Setembro Amarelo: dados alarmantes reforçam a importância de falar sobre suicídio

A cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. A informação, divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), reforça a gravidade de um problema de saúde pública que, apesar de cercado por estigmas, precisa ser encarado com seriedade.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 14 mil pessoas perdem a vida dessa forma todos os anos — uma média de 38 mortes por dia. O dado mais preocupante é que 96% desses casos estão associados a transtornos mentais, como depressão e ansiedade, doenças que podem ser tratadas quando diagnosticadas precocemente.

A importância da prevenção

Especialistas em saúde mental destacam que, na maioria das vezes, é possível perceber sinais de que alguém pode estar em risco. Mudanças bruscas de comportamento, isolamento social, falas pessimistas e a perda de interesse por atividades antes prazerosas estão entre os principais alertas.

“É fundamental não ignorar esses sinais. O primeiro passo é acolher, escutar sem julgamentos e incentivar a busca por ajuda profissional. Uma conversa pode salvar uma vida”, afirma a psicóloga clínica Maria Andrade.

Jovens estão entre os mais vulneráveis

A OMS aponta que o suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. No Brasil, o cenário acompanha a tendência global. Para especialistas, a pressão social, o excesso de exposição nas redes sociais e a dificuldade em lidar com frustrações podem ser fatores que intensificam a vulnerabilidade nessa faixa etária.

Setembro Amarelo: quebrando o tabu

FONTE: SETEMBRO AMARELO
FONTE: SETEMBRO AMARELO

Criada em 2015, a campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O objetivo é promover a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, incentivar o diálogo e oferecer informações sobre como buscar ajuda.

Para os profissionais da área, falar abertamente sobre o tema é essencial para salvar vidas. “O suicídio é prevenível. O silêncio e o tabu em torno do assunto só aumentam o risco. Precisamos normalizar a busca por tratamento de saúde mental, assim como já fazemos com outras doenças”, reforça Maria Andrade.

FONTE:  SECRETARIA DA SAÚDE
FONTE: SECRETARIA DA SAÚDE

Onde buscar apoio

Quem enfrenta sofrimento emocional pode buscar apoio em serviços de saúde pública, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e unidades de saúde do SUS. Além disso, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece atendimento gratuito e sigiloso 24 horas por dia pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br.

 
 
Design sem nome (7).png
728-X-90.gif
bottom of page