Feminicídios crescem 33% na Bahia !
- FORTE POR SER MULHER

- 16 de dez. de 2025
- 1 min de leitura

ESTATÍSTICAS | No período de janeiro a outubro deste ano, foram registrados 370 feminicídios, seja consumados ou tentados, na #Bahia. Esse total representa um aumento de 33,5% em comparação ao total do ano de 2024, que teve 277 ocorrências, conforme dados do Monitor de Feminicídios no Brasil (MBF), elaborado pelo Laboratório de Estudos de Feminicídios da Universidade Estadual de Londrina (LESFEM/UEL).
A maior parte desses crimes ocorreu durante os finais de semana, com 19,21% dos casos aos sábados e 19,77% aos domingos, além de acontecer em horário diurno, representando 54,78% dos incidentes. As residências das vítimas são os locais onde mais se registram feminicídios e tentativas, correspondendo a 42,36% das ocorrências. Em seguida, estão locais públicos, como ruas, praças e bares, que somaram 28,47%.
A advogada e professora de Direito Penal, com doutorado pela Ufba e mestrando no PPGNEIM/Ufba, Daniela Portugal, atribui esse aumento na brutalidade das formas de matar ao cenário em que as mulheres estão alcançando maior autonomia no âmbito familiar e independência financeira, resultando em um aumento de poder de decisão dentro de suas casas. “Ao observar a vida das mulheres baianas, que em sua maioria são negras, percebe-se que elas são as principais responsáveis pelo lar. E não me refiro apenas ao manejo emocional dessas famílias: muitas delas sustentam praticamente sozinhas a economia da casa e a educação dos filhos”, afirma.
_edited_edited.png)






