top of page

COMISSÃO DA MULHER TOMARÁ PROVIDÊNCIAS APÓS DENÚNCIAS DE ESTUPRO POR MOTORISTAS DE APLICATIVO

PRODUÇÃO: ASSESSORIA VEREADORA IREUDA SILVA/WILLIAM COSTA
PRODUÇÃO: ASSESSORIA VEREADORA IREUDA SILVA/WILLIAM COSTA

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), vai tomar providências formais após receber diversas denúncias de mulheres que relatam ter sido vítimas de estupro por motoristas de aplicativo.


Há dois anos, o BuzzFeed teve acesso à base de dados da Uber americana. Ao buscarem o termo “assédio sexual” na plataforma, encontraram mais de 6,1 mil pedidos de suporte de usuários, feitos entre dezembro de 2012 e agosto de 2015. Pesquisando estupro, a reportagem encontrou mais de 5,8 mil mensagens.


Os casos atuais na cidade de Salvador, chegaram de forma simultânea à Comissão e à Procuradoria da Mulher, envolvem as plataformas Uber e 99. Diante da gravidade e da semelhança entre os relatos, que apontam para padrões de violência, uma reunião emergencial foi realizada nesta quarta-feira (10) para definir ações imediatas.


A principal preocupação dos colegiados é a vulnerabilidade das usuárias e a necessidade de responsabilização das empresas de transporte. Como principal encaminhamento, ficou decidido que a Comissão e a Procuradoria solicitarão uma reunião conjunta com a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), a Rede de Proteção à Mulher e os representantes oficiais da Uber e da 99 no Brasil.


O objetivo do encontro é cobrar explicações formais sobre as denúncias, exigir transparência sobre os protocolos de segurança adotados pelas plataformas, discutir soluções imediatas para a proteção das usuárias e alinhar medidas preventivas para coibir a prática de novos crimes.

 
 
Design sem nome (7).png
728-X-90.gif
bottom of page