TJ-BA registra 276 flagrantes analisados e mais de 350 medidas protetivas no Carnaval de Salvador
- FORTE POR SER MULHER

- há 15 horas
- 1 min de leitura

Judiciário atuou diretamente nos circuitos da folia e reforçou proteção a mulheres e crianças
Salvador – 18/02/2026
O Tribunal de Justiça da Bahia apresentou o balanço das ações realizadas durante o Carnaval de Salvador. Pela primeira vez, o Judiciário baiano se instalou diretamente nos circuitos da festa, com plantão especial para agilizar a análise das ocorrências registradas no período.
Segundo o presidente do tribunal, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, foram apreciados 276 autos de prisão em flagrante ao longo do Carnaval.
O plantão também resultou na concessão de 357 medidas protetivas para mulheres, reforçando o enfrentamento à violência de gênero durante a festa. Além disso, foram realizadas 4 mil identificações de crianças nos circuitos carnavalescos.
Atuação reforçada
O balanço inclui ainda:
229 autorizações de viagem para menores;
194 audiências de custódia;
111 conversões de prisões em flagrante;
83 cumprimentos de mandados de prisão;
217 pessoas apresentadas em audiências de custódia.
De acordo com o presidente do TJ-BA, a presença física do Judiciário nos circuitos contribuiu para dar mais celeridade às decisões e ampliar a resposta institucional durante o Carnaval.
“É um número extremamente positivo. O Poder Judiciário se fez presente a todo o momento que foi instado a agir”, afirmou.
A iniciativa marca um novo modelo de atuação do Judiciário baiano em grandes eventos, com foco na proteção de mulheres, crianças e adolescentes e na garantia de respostas mais rápidas às ocorrências registradas durante a festa.
_edited.jpg)







